Seleção Brasileira encara o Chile na final do Torneio Internacional de Futebol

Brasil x Chile pela Copa América Feminina

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

 

Neste domingo (1), a Seleção Feminina encara o Chile na final do Torneio Internacional Uber de Seleções Femininas. Às 13h, a bola rola no Estádio Pacaembu. A equipe brasileira vai em busca do oitavo título na competição. Antes, às 10h30, Argentina e Costa Rica decidem o terceiro lugar.

 

A decisão guarda um gosto especial para a técnica da Seleção Brasileira, já que será a primeira vez que Pia Sundhage está à frente da equipe numa final. A sueca estreou com pé direito ao comandar a equipe na vitória por goleada por 5 a 0 sobre a Argentina.

 

O adversário

 

O Chile foi o vice-campeão da Copa América de 2018. Com o segundo lugar, a equipe se classificou pela primeira vez para a Copa do Mundo França 2019. Na competição, ficaram no grupo F, com Estados Unidos, Suécia e Tailândia. A equipe acabou sendo eliminada na fase inicial, com uma vitória e duas derrotas.

 

No Torneio Internacional de Seleções Femininas, as chilenas já participaram de três edições. Em 2013 foram vice-campeãs ao enfrentar o Brasil na final. As donas da casa venceram por 5 a 0, gols de Formiga, Marta, Darlene, Cristiane e Debinha.

 

Brasil encara o Chile na final do Torneio Internacional Brasil encara o Chile na final do Torneio Internacional
Créditos: CBF/Lucas Figueiredo

 

Na edição da Copa América do ano passado, disputada no Chile, a Seleção Feminina enfrentou as donas da casa uma vez. No quadrangular final, as brasileiras venceram por 3 a 1, com gols de  Mônica, Beatriz Zaneratto e Thaisinha.

 

A capitã da equipe chilena, Christiane Endler, é o destaque da equipe. A atleta atua no Paris Saint-Germain junto com a volante da Seleção Feminina, Formiga.

 

Caminho até a final

 

Para chegar à final, as Guerreiras do Brasil venceram a Argentina por 5 a 0, com gols de Ludmila, Formiga, Debinha, Erika e Juncos (contra). Já a Seleção Chilena venceu a Costa Rica, pelo placar mínimo de 1 a 0, gol de Yanara.

 

A técnica Pia Sundhage não terá nenhum desfalque para a partida. Já o técnico José Letelier, da equipe do Chile, terá o desfalque da zagueira Carla Guerrero, expulsa da partida, ao levar  o segundo cartão amarelo.

 

Brasil encara o Chile na final do Torneio Internacional Brasil encara o Chile na final do Torneio Internacional
Créditos: Marcello Zambrana/AGIF

 

Sobre o torneio

 

 

Soberano na competição, o Brasil chega nesta edição com sete títulos dos oito disputados. O único time que ficou com a taça além das brasileiras foi o Canadá, que venceu em 2010. O Torneio Internacional já passou por São Paulo, Manaus, Brasília e Natal.

 

Nas outras finais, as brasileiras derrotaram México, em 2009, Dinamarca, em 2011 e 2012, Chile, em 2013, Canadá, em 2015, e Itália, em 2016. Além disso, venceu levantou o troféu também em 2014, após empatar em 0 a 0 com os Estados Unidos e ter a melhor campanha.

 

O formato de disputa é simples: quatro seleções jogam em duas semifinais, uma seguida da outra. As vencedoras passam para a decisão, que será domingo. Quem perder jogará a disputa de terceiro lugar no mesmo dia.

 

Brasil encara o Chile na final do Torneio Internacional Brasil encara o Chile na final do Torneio Internacional
Créditos: Mauro Horita/CBF

 

Fonte: CBF