Paysandu bate o Vasco em São Januário

ZeroUmInforma//Esportes – Esta 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro vem sendo marcada pelo equilíbrio e, especificamente neste sábado (18), pelo bom desempenho dos visitantes. Os primeiros colocados da tabela de classificação tropeçaram neste sábado. O líder Vasco foi superado, em São Januário, pelo Paysandu pelo placar de 2 a 0. O segundo colocado, Atlético-GO, também foi surpreendido em casa, com derrota para o CRB, de virada, por 2 a 1. Outro mandante que teve problemas foi o Bahia, derrotado pelo Londrina por 2 a 1, e caiu do terceiro para o quarto lugar. Em Santa Catarina, o Criciúma ficou no 2 a 2 com o Tupi-MG. O empate, porém, foi bastante comemorado, já que o segundo gol do Tigre saiu aos 47 minutos da etapa final. A situação foi parecida com a do Náutico. O Timbu perdia por 1 a 0 para o Bragantino, mas buscou o 1 a 1 também aos 47 minutos no segundo tempo.

Com uma invencibilidade de 17 jogos em casa e na liderança da Série B, a expectativa do torcedor vascaíno para o jogo desta tarde era grande. O time de São Januário correspondeu e até começou melhor, acertando bola na trave com Nenê logo no primeiro minuto. O Paysandu, por sua vez, foi criar a primeira boa oportunidade somente aos 29 minutos, em cobrança de falta de Rafael Costa que, após desvio, parou em Martin Silva. Na etapa final, o Gigante da Colina seguiu pressionando, mas sem muito sucesso. Confirmado a velha máxima do futebol que diz que “quem não faz, leva”, o Papão abriu o placar aos 34 minutos. Edson Ratinho cruzou na área e Jhonnatan tocou de cabeça para o fundo da rede. Oito minutos depois, Jhonnatan apareceu bem novamente, driblou Martin Silva e deu números finais ao confronto: 2 a 0. Apesar do revés, o Vasco segue na liderança, com 22 pontos. Os paraenses subiram para o 13º lugar.

No Serra Dourada, o Atlético-GO recebeu o CRB e saiu na frente já no segundo tempo. Aos 20 minutos, Júnior Viçosa cruzou para a área e Michel abriu o placar, com toque de cabeça no cantinho. Sete minutos depois, os alagoanos chegaram ao empate. Após cobrança de falta, o goleiro Marcos deu rebote e Adalberto deixou tudo igual. Quando o resultado já se encaminhava para a igualdade, aos 41, Éder acertou belo lançamento e Welinton Junior avançou livre no campo ofensivo. Na saída de Marcos, o atacante deu um lindo toque por cima para decretar uma grande virada regatina. Mesmo com o revés, o Dragão segue na segunda colocação, com 20 pontos. Já o CRB subiu para o terceiro lugar, com 18.

Na Fonte Nova, o Londrina surpreendeu o Bahia com um gol relâmpago. Com menos de um minuto, Itamar recebeu passe de Rondinelly e tocou de calcanhar para Zé Rafael, que apareceu livre e balançou a rede. O Tricolor de Aço correu atrás e chegou ao empate aos 26 minutos. Em cobrança de falta, Juninho bateu com categoria e tirou qualquer chance do goleiro adversário fazer a defesa. Já no fim, quando o resultado se encaminhava para o empate, o Tubarão conseguiu a vitória em bom contra-ataque. Itamar puxou a jogada, tirou a marcação e serviu Jô. Sem marcação, o atacante fez o 2 a 1 e deu números finais ao confronto. O Bahia deixou o G-4 com a derrota, caindo para o 5º lugar. Já os paranaenses chegaram aos 16 pontos e subiram para a nona colocação.

No Heriberto Hulse, o Criciúma saiu na frente do placar. Aos 37 minutos, Hélio Paraíba aproveitou o rebote após confusão na área e balançou a rede. O Tupi-MG, no entanto, não se abateu. No minuto seguinte, Filipe Alves aproveitou boa cobrança de falta de Hiroshi e deixou tudo igual. Na etapa final, o Galo Carijó chegou a virada aos 17. Vinícius Kiss aproveitou a sobra na área e fez 2 a 1. Empurrado pela torcida, o Tigre correu atrás e conseguiu empatar no apagar nas luzes. Aos 47 minutos, no último lance do jogo, após cobrança de escanteio, Roberto, mesmo caído, conseguiu tocar para Jheimy decretar o 2 a 2. Com o resultado, os catarinenses caíram para o sexto lugar, com 17 pontos. Os mineiros seguem com cinco, na 19ª colocação.

No Arruda, o Náutico recebeu o Bragantino e, após um primeiro tempo sem muita movimentação, saiu atrás no placar. Edson Sitta dominou na esquerda e cruzou para a área. O meia Watson fechou bem e balançou a rede. Já no fim, o Timbu conseguiu evitar a derrota. Aos 47 minutos, Bergson cobrou pênalti no meio do gol e garantiu um pontinho para os pernambucanos. O Náutico segue no 4º lugar, com 17 pontos, e o Massa Bruta cai para o 18º, com nove.

Fonte: CBF

Foto:  Paulo Fernandes/Vasco