Disputa dura na maratona aquática

ZeroUmInforma/Esportes – Foi uma disputa dura com a alemã Isabelle Harle. Ana Marcela Cunha (foto) terminou em quarto lugar na etapa húngara da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, que aconteceu em Balatonfüred, na Hungria, na madrugada (no Brasil) deste sábado (18). A Seleção Olímpica brasileira de Maratonas Aquáticas participou da terceira etapa do Circuito da FINA e os representantes do Brasil nos Jogos do Rio 2016, Allan do Carmo (16º), Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto (6º) utilizaram a prova como mais um passo importante de preparação.

As provas de 10 quilômetros, mesma distância olímpica, mostraram que o Brasil está no rumo para brigar por medalhas nos Jogos do Rio, em agosto, pois chegaram junto com todas as principais candidatas ao pódio olímpico. Ana foi quarta colocada chegando em 2h00m11s62, com a chegada sendo decidida apenas após a visualização dos vídeos pelos árbitros. Harle foi a terceira com 2h00m11s54, no pódio que teve a italiana Rachele Bruni com o ouro (1h59m58s01) e a americana Harley Anderson, prata nos Jogos de Londres 2012, também com a prata na Hungria, pelo tempo de 2h00m09s81.

Poliana ficou em sexto (2h00m13s58), na frente da campeã olímpica em Londres 2012, a húngara Eva Risztov, que terminou em oitavo (2h00m16s16).

No masculino, Diogo Villarinho foi o oitavo colocado, chegando após 1h50m44s. Allan fez 1h50m59 e foi o 16º, mesmo saído de uma virose que há 15 dias o fez entrar nos antibióticos. Segundo o técnico, Carlos Rogério Arapiraca, seu tempo foi muito bom, considerando a fase.

– Resolvemos usar esta prova como parte do treinamento. O Allan veio de uma virose onde esteve há 15 dias tomando antibióticos e conseguiu nadar bem, chegando em 1h50 – explicou o treinador.

A Itália ganhou também o ouro masculino, com Simone Ruffini (1h50m25s04), seguido pelo alemão Andreas Washburger (1h50m26s79) e pelo canadense Richard Weinberger (1h50m27s17). Richard foi o vice-campeão olímpico nos Jogos de Londres 2012.

Após esta prova, os brasileiros ainda realizarão um treinamento em altitude, entre os dias dois e 23 de julho, em La Loma, no México. No dia 11 de agosto os três atletas olímpicos das maratonas estarão finalmente no Rio de Janeiro.

A maratona aquática do Brasil conta com recursos dos Correios – Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros -, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal – Ministério do Esporte, COB, Speedo e Estácio.

Delegação brasileira
Atletas: Allan do Carmo, Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto.
Treinadores: Carlos Rogério Arapiraca, Marcio Latuf e Ricardo Cintra.
Médico: José Juan Blanco Herrera. Chefe de equipe: Giovana Moreira

Fonte: CBDA