Eleita melhor do mundo, Ana Marcela Cunha recebe prêmio em Hangzhou

Ana Marcela Cunha foi eleita pela quinta vez a melhor atleta de maratonas aquáticas do mundo. Ela recebeu o troféu da Federação Internacional de Natação no dia 16 de dezembro, em Hangzhou, na China, durante a festa de encerramento do ano da FINA, realizada após o Campeonato Mundial de Natação.

 

Ana Marcela foi eleita mais uma vez a melhor atleta do mundo após conquistar mais um título do Circuito Mundial de maratonas aquáticas promovido pela Fina.

 

“Estou muito feliz. É a quinta vez. Mostra a sequência do nosso trabalho. Agora é partir para o Mundial do ano que vem, que é seletiva olímpica. Brinco sempre com o Fernando que a gente vem para cá sempre querendo voltar. Esse é o sentimento”, falou Ana Marcela.

 

O treinador de Ana Marcela Cunha, Fernando Possenti, também foi homenageado no Fina Gala 2018. Ele foi eleito o melhor técnico de maratonas aquáticas do ano pela Federação Internacional. Possenti também foi eleito o melhor treinador de esportes individuais pelo Comitê Olímpico do Brasil.

 


Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)

 

Fundada como Confederação Brasileira de Natação (CBN), em 21 de outubro de 1977, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos completou 40 anos de fundação, em 2017. Atualmente, o presidente da CBDA é Miguel Cagnoni.

 

A nomenclatura foi mudada em 1988 para adequação, já que a CBDA administra cinco modalidades: natação, maratona aquática, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. A CBDA, atualmente, tem todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, como federações filiadas.

O Correios, patrocinador oficial da entidade, é parceiro da Confederação desde 1991 e é parte de todas as medalhas e formação de novos atletas nas cinco modalidades.