PM empregará efetivo de 300 homens no jogo de amanhã

ZeroUmInforma

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Carlos Alberto David dos Santos divulgou o esquema de policiamento do jogo Portuguesa x Corinthians que ocorre amanhã (29), às 15h, no Morenão. Cerca de 300 policiais militares a pé, a cavalo, em viaturas quatro rodas e motocicletas fazem a segurança de torcedores, jogadores, árbitros e organizadores, dentro e no entorno do estádio.

Cúpula da PM anunciou esquema de policiamento para o hoje de amanhã (Foto: Divulgação)
Cúpula da PM anunciou esquema de policiamento para o jogo de amanhã (Foto: Divulgação)

“Daremos atenção especial às organizadas para que aqui não haja cena de violência. Temos certeza que, no que depender de nós, tudo correrá com tranquilidade”, disse o coronel David.

O comandante do Batalhão de Polícia Militar de Choque, major Marcos Paulo Gimenez explicou o plano que inclui ações de contingência, evacuação, deslocamento para hospitais e parcerias. “Contaremos com apoio do Samu, Corpo de Bombeiros, Agetran, Defesa Civil e organização para que não haja incidentes. Trabalharemos com patrulhamento motorizado, a cavalo, a pé e até com nossa aeronave, caso haja necessidade de uso”, explicou.

O plano já está em prática. Contatos foram feitos com a Polícia Militar do Estado de São Paulo e torcedores banidos dos estádios estão sendo monitorados. O Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) também conversou com líderes de seis torcidas organizadas do Corinthians para informar sobre a escolta que será feita desde a entrada de Campo Grande.

“Na chegada das torcidas, a Polícia Militar fará a primeira abordagem para passar orientações sobre o deslocamento pela cidade e sobre os objetos que são proibidos nos estádios. Ainda serão feitas buscas para retirada de qualquer objeto proibido e eventual checagem de pessoas. Os ônibus serão escoltados da estrada para os pontos de apoio ou direto para o estádio para evitar qualquer problema”, explicou o comandante do CPM, coronel Evaldo Iahn Mazuy.

Também haverá a escolta das delegações de Portuguesa e Corinthians até os hotéis, onde ficarão equipes de plantão. Neste domingo, batedores do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito acompanharão os times até o estádio. O BPTran também auxiliará na organização do tráfego e estacionamento.

Policiais militares dos batalhões de área da Capital – 1° BPM, 9° BPM, 10° BPM –, do Batalhão de Polícia Militar de Choque, do Esquadrão Independente de Polícia Militar Montado fazem o policiamento ostensivo preventivo na parte interna, externa, estacionamentos, entorno e pontos de concentração das torcidas organizadas

. “O trabalho começa horas antes da abertura dos portões, continua durante a partida e só acaba após a dispersão dos torcedores, não só do estádio, mas também de outros locais de encontro. Estamos preparados para evitar problemas e confrontos. Inclusive fazendo uso de recursos tecnológicos para identificar baderneiros e rapidamente conter qualquer ameaça de tumulto”, disse o comandante do CPM.