Grêmio e Corinthians: 0 a 0

ZeroUmInforma/Esportes – Começou o Campeonato Brasileiro e o Tricolor fez sua estreia na tarde deste domingo, 15, fora de casa. Enfrentou o Corinthians, no Itaquerão, em partida válida pela primeira rodada da competição. Volta para Porto Alegre com 1 ponto, após o empate sem gols.

As duas equipes fizeram um primeiro tempo muito equilibrado. O Tricolor, chegando por diversas vezes ao ataque, mas com falhas nas finalizações. Giuliano e Miller Bolaños tiveram as melhores oportunidades de marcar. Já o Corinthians buscou responder, formando contra-ataques e levando perigo à meta de Marcelo Grohe.

Como na primeira etapa, o segundo tempo também foi disputado lance a lance. Os donos da casa tiveram maiores chances, fizeram uma pressão maior no final da partida, mas não chegaram ao gol. O Grêmio conseguiu segurar o placar e conquistar o primeiro ponto na competição.

Escalação: Marcelo Grohe, Ramiro, Geromel, Fred, Marcelo Oliveira, Walace, Maicon, Giuliano, Bolaños, Luan e Bobô.

Banco: Bruno Grassi; Werley, Kaio, Marcelo Hermes, Edinho, Lincoln, Douglas, Tilica, Everton e Henrique Almeida.

A arbitragem do jogo foi comandada pelo goiano Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (BA) e Guilherme Dias Camilo (MG).

Primeiro tempo

A primeira etapa iniciou com a equipe gremista.
Nas primeiras tentativas de ataque, o Tricolor foi parado com faltas, uma no meio-campo e, logo na sequência, com menos de 3 minutos, na esquerda. Foi dali que surgiu a primeira chance do Tricolor, que com Luan, alçou a bola na área. O zagueiro Fagner, bem posicionado fez boa marcação e afastou o perigo.

Buscando responder ao ataque, o Corinthians chegou aos 4 minutos com André, que avançava à grande área, mas Fred acabou parando o lance após cometer falta sobre o jogador. Uendel cobrou em cima da barreira; o rebote ficou com os paulistas, que cruzaram novamente na área, mas Marcelo Grohe subiu e fez a defesa tranquila.

Para o Grêmio, a nova oportunidade veio com uma jogada pela ponta direita, aos 7 minutos. Depois de contra-ataque, Miller recebeu e tocou para Bobô na parte central, próximo à área. O centroavante devolveu para o equatoriano que, percebendo a entrada de Giuliano na área, o lançou o meia, que chutou à gol, mas a bola foi para fora, com perigo.

A equipe paulista ameaçou com Marquinhos Gabriel, que chutou, mas pegou mal na bola, que saiu à esquerda de Grohe. Na sequência, após cruzamento da direita, Felipe cabeceou à gol, mas Marcelo segurou. E seguiu a pressão por parte dos paulistas, que mais uma vez chegou ao ataque, agora com Romero, que cruzou fechado da esquerda. Marcelo se esticou e espalmou, salvando o Tricolor.

Com 16 minutos, o Corinthians tentou com Fagner, que fez um bom cruzamento da direita; a zaga gremista afastou, mas Rodriguinho ficou com a bola e chutou…. por cima!

A melhor chance do Gremio foi aos 20 minutos, quando Miller fez uma boa combinação com Bobô. O equatoriano deu passe para o centroavante, que recebeu dentro da área e chutou, mas Walter fez boa defesa com as pernas, mandando pra escanteio. Luan alçou a bola na área, mas a zaga conseguiu cortar.

Depois de uma ótima roubada de bola de Geromel no campo de defesa, o zagueiro foi ao meio-campo e iniciou boa jogada, avistando Bolaños, mais adiantado. Miller recebeu e inverteu o lance para a direita, buscando Luan. O camisa 7 fez o domínio e, da entrada da área, chutou, mas a bola subiu muito, passando por sobre a meta corintiana.

Os paulistas chegaram novamente com perigo aos 28 minutos. Fagner lançou na área, Bruno Henrique se jogou para alcançar o ‘passe’, mas a defesa do Tricolor estava adiantada e fez o corte, jogando para escanteio.

Mais perigo na área do Grêmio. Marquinhos Gabriel, pela direita, passou pela defesa gremista, driblando os marcadores, mas ao chegar próximo a pequena área, se atrapalhou e chutou fraco, para a sorte do Tricolor. Na sequência, depois de cruzamento da esquerda, Elias tentou receber na área, mas Fred fez boa marcação sobre o jogador e conseguiu atrapalhar a jogada. Já com 38’, Rodriguinho saiu pelo meio e chutou colocado, buscando o canto esquerdo do gol de Marcelo Grohe – a bola foi para fora!

O Grêmio buscou responder! Bobô deu bom passe para Giuliano, na entrada da área. O meia recebeu, mas demorou para chutar, estava bem marcado e perdeu o lance. A bola ainda sobrou para Luan, que agora da direita chutou à gol – Walter conseguiu ficar com a bola.

Outra chance: Bolaños recebeu bom lançamento dentro da área, fez o domínio, mas errou a passada, acabou caindo no gramado e Fagner mandou para escanteio, com 40 minutos.

A primeira etapa finalizou aos 46 minutos.


Segundo tempo

O Grêmio voltou a campo sem alterações.

A primeira oportunidade nesta etapa foi do Corinthians, no primeiro minuto, com Marquinhos Gabriel. O jogador deu passe para o meio, a bola chegou a Uendel na lateral, que cruzou fechado, mas a defesa do Tricolor fez o corte.

Outra chance paulita surgiu aos 3 minutos. Após batida de escanteio, a bola foi recuada para Uendel na defesa. Ele chutou para frente e Felipe saiu livre dentro da área, mas deixou escapar na hora do domínio.

Nestes primeiros minutos, o Corinthians foi quem chegou mais ao ataque. Aos 6’, Marquinhos Gabriel deu passe de letra para Fagner, que recebeu e chutou forte à gol, mas Maicon fez o corte.

Depois de roubar a bola no campo de defesa, Luan acionou Bolaños na esquerda. O equatoriano tentou lançar a bola para o meio, na intermediária de ataque, mas a marcação interferiu no lance, com 12 minutos da segunda etapa.

Os paulistas fizeram uma boa jogada, levando perigo a meta de Grohe. André fez um cruzamento da direita, Elias chegou e chutou – para fora!

Substituição no Tricolor: Saiu Luan, entrou Everton, aos 18’.

O Grêmio chegava ao ataque com Bolaños, que ia recebendo um lançamento, mas estava em posição de impedimento, o que anulou a jogada. Logo na sequência, os donos da casa chegaram com Guilherme, que fez um cruzamento com perigo pela esquerda. Marcelo Grohe se esticou pra fazer a defesa, a bola ainda ficou na pequena área, Marquinhos Gabriel tentou chegar, mas a zaga Tricolor afastou o perigo.

Depois de cometer uma falta sobre Fagner, Bobô levou o primeiro cartão amarelo da equipe gremista na competição.

A melhor oportunidade do Grêmio chegou aos 26 minutos. Depois de trabalhar bem a bola no meio campo, Everton, da entrada da área, passou por dois marcadores e entregou a bola para Bolaños. O equatoriano devolveu com passe por cobertura na defesa, Everton se esticou para alcançar, acabou caindo, mas conseguiu ajeitar a bola para Bobô, ao lado. O centroavante chutou, mas a bola passou riscando a trave de Walter. A melhor chance do Tricolor nesta segunda etapa.

Após lançamento para Giuliano, o meia tentou sair jogando, mas o lance foi cortado por Walter, que se antecipou e ficou com a bola.
Substituição no Tricolor: Saiu Bobô, entrou Henrique Almeida, aos 32’.
Substituição no Tricolor: Saiu Miller Bolaños, entrou Edinho, aos 36’.

O Corinthians seguiu pressionando e, aos 38’, Marquinhos Gabriel cruzou para a área, mas Geromel fez mais um corte.

Já o Grêmio teve uma falta na intermediária de ataque, da esquerda, cobrada por Ramiro. O lateral cruzou na área, mas a arbitragem acabou assinalando impedimento do zagueiro Fred.

Ao impedir contra-ataque paulita, Edinho cometeu falta, levando cartão amarelo. Marcelo Grohe também foi punido por demorar para cobrar o tiro de meta.

Quase que a equipe adversária marcou depois de uma excelente jogada dentro da área gremista. Após cruzamento de Giovanni Augusto, Luciano recebeu e chutou à gol. Geromel atrapalho, e o jogador acabou mandando pra fora, mas a bola ainda passou riscando a trave gremista, já na etapa complementar, aos 44’.

Nos minutos finais, o Corinthians pressionou muito. Aos 46’, Fagner cruzou, mas a zaga Tricolor afastou. Na sequência, foi Guilherme quem fez o cruzamento na área, Bruno Henrique não alcançou e Grohe mandou para escanteio.

Os paulistas continuaram no ataque, até que Henrique Almeida cometeu falta próximo à linha de fundo, levando cartão amarelo. Foi feito lançamento na área, mas a zaga mais uma vez fez o corte.

Fonte: Site Oficial/Grêmio