Götze decide na prorrogação e Alemanha conquista o tetra no Maracanã

ZeroUmInforma

ALEMÃES

A Alemanha precisou de 113 minutos para chegar ao gol do tetracampeonato. Neste domingo (13.07), Mario Götze foi o herói alemão na final da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 no Maracanã, no Rio de Janeiro. O camisa 19 saiu do banco de reservas nos minutos finais do tempo regulamentar e fez história na segunda etapa da prorrogação. O gol decretou o título e encerrou a Copa do Mundo do Brasil, torneio marcado por recordes e arquibancadas cheias.

O gol de Götze foi o 171º gol da competição, número que iguala o recorde de até então, registrado na França, em 1998. Com as arquibancadas dos 12 estádios sempre cheias, o Brasil organizou o segundo mundial com mais público da história. Foram 3.429.873 os torcedores que viram os jogos ao vivo, número que só não bate o registro da Copa organizada pelos Estados Unidos em 1994. Nas exibições públicas oficiais, as Fan Fests, mais de 4 milhões de pessoas assistiram gratuitamente às partidas.

O gol do título ajudou Götze a ser escolhido o melhor em campo. O argentino Lionel Messi, autor de quatro gols durante o Mundial, ficou com o troféu de bola de ouro, como craque da competição. O alemão Neuer recebeu a luva de ouro, como melhor goleiro. O Grupo de Estudos Técnicos da FIFA elegeu Paul Pogba como melhor jogador jovem. O meia francês de 21 anos foi premiado após ter brilhado no meio de campo dos Bleus ao longo das cinco partidas que disputou no torneio. O colombiano James Rodriguez, com seis gols e duas assistências, foi premiado com a chuteira de ouro, como artilheiro da competição.

Em campo, a decisão foi equilibrada, com leve domínio dos alemães, que repetiram o toque de bola de todo o Mundial contra a Argentina. Mas o time de Messi foi perigoso no contra-ataque, teve boas oportunidades para furar a defesa alemã, mas pecou na finalização. O castigo veio já nos minutos finais do segundo tempo da prorrogação, quando os pênaltis já pareciam certos. Götze fez papel de centroavante e decretou a festa dos alemães no Maracanã e em todo o mundo. Foi a quarta conquista da Alemanha, que se igualou à Itália e ficou com apenas uma taça a menos que o Brasil. As outras conquistas alemãs foram em 1954, 1974 e 1990.

alemães1

Fonte: Copa 2014

Fotos: Getty Images