Digite a data desejada no formato dia/mes/ano. Ex: 15/03/2017

FIFA aprova reformas

ZeroUmInforma/Esportes – Federações afiliadas à FIFA aprovaram no dia 26 um pacote de reformas marco que abrem o caminho para melhorias significativas na governação do futebol mundial, incluindo uma separação clara entre a tomada de decisões comerciais e políticos, um maior escrutínio de altos funcionários e compromissos para a promoção das mulheres no futebol e  os direitos humanos .

As reformas foram apoiados por 179 dos 207 associações membros presentes e aptos a votar no Congresso Extraordinário em Zurique. O Congresso também irá eleger um novo presidente da FIFA.

As reformas foram baseadas em propostas feitas pela FIFA Comitê de Reforma 2016 e as subsequentes recomendações apresentadas ao Congresso pelo Comité Executivo, sob a forma de projecto de Estatutos da FIFA. Eles representam um passo essencial para a modernização da cultura institucional da FIFA em áreas-chave como a clara separação de funções políticas e de gestão, limites de mandato, a divulgação da remuneração individual, maior reconhecimento e promoção das mulheres no futebol e um compromisso de consagrar os direitos humanos dos Estatutos da FIFA. Além disso, eles incluem princípios estatutários de boa governação para as associações membros e confederações, tais como relatórios de auditoria independentes anuais obrigatórias, bem como os órgãos judiciais independentes para assegurar uma separação de poderes em todos os níveis das estruturas de futebol.

“Estamos unidos em nossa determinação para colocar as coisas direito, de modo que o foco pode voltar ao futebol, mais uma vez”, disse Acting Presidente da FIFA, Issa Hayatou.”O trabalho duro de restaurar a confiança e melhorar a forma como trabalhamos começa agora.”

“Isto irá criar um sistema de governança mais forte e maior diversidade que vai dar de futebol uma base sólida sobre a qual a prosperar. Ela vai ajudar a restaurar a confiança na nossa organização. E vai dissuadir futuro delito. ”

Os principais aspectos das reformas aprovadas foram incorporadas em uma versão alterada dos Estatutos da FIFA . Um resumo das reformas aprovados está disponível aqui.

De acordo com o art. 29 da atual edição dos Estatutos da FIFA , das alterações estatutárias aprovadas hoje entrará em vigor para os membros 60 dias após o encerramento do Congresso.

Fonte: FIFA