Evo pediu a Infantino mundial juvenil

ZeroUmInforma/Esportes – No marco de sua visita ao Estado Plurinacional da Bolívia, o presidente da FIFA Gianni Infantino recebeu o pedido oficial por parte do presidente desse país, Evo Morales, de querer organizar um mundial juvenil. No mesmo ato celebrado em Cochabamba, o titular do ente mundial recebeu a condecoração Ordem Condor de los Andes.

“Certamente, devo dizer que com esta experiência está preparado para garantir desse evento esportivo global de qualquer disciplina, mas futebol, sub 17 e sub 20 senhoras e homens. Meu fim com grande respeito, o povo boliviano, em homenagem ao bicentenário da Bolívia “, disse Morales em seu discurso na cidade de Cochabamba, onde o presidente da nação honrada a cabeça da FIFA com a Ordem Condor de los Andes . O mesmo evento contou com a presença do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez W-S e do presidente da Federação Boliviana de Futebol, Rolando Lopez.

Morales disse que está ciente de que a organização de um evento desta magnitude irá forçar uma melhoria substancial da infraestrutura do país, embora nessa ordem explicou que está em projeto a construção de vários estádios em todo o país, com capacidade para acomodar mais de 60 mil espectadores. “Seria um bom presente um campeonato mundial de qualquer categoria na Bolívia como homenagem ao bicentenário”, disse Morales.

Morales celebrou em outro momento disse que ficou sabendo através da imprensa que o mundial 2030 será disputado na América do Sul, provavelmente, coorganizado por Uruguai e Argentina, e isso foi o ponto que serviu para o pedido acima citado.

“O futebol é vida, é saúde, é tirar os jovens dos vícios”, disse Morales, indicando que cada vez que entrega um campo esportivo a um município, a resposta que recebe costuma ser “é como dar hospitais, pois ajudam a melhorar a saúde da população”.

Nesta quinta-feira Infantino jogará uma partida de futebol com o presidente boliviano, e várias estrelas do futebol convidadas, como Palermo, Cafu, Aimar, Hierro, entre outros. “Para mim é uma emoção enorme hoje estar aqui e receber esta condecoração do presidente Evo Morales, algo muito importante que enche meu coração de gratidão”, disse o suíço, que no ato usava um colete tradicional de Cochabamba que lhe foi entregue assim que chegou à cidade.

Fonte: Conmebol