América é superado pelo Fluminense

ZeroUmInforma/Esportes – O América fez sua estreia no Campeonato Brasileiro na tarde deste domingo (15) e não conseguiu evitar a derrota de 1 a 0 para o Fluminense, na Arena Independência. O adversário marcou aos 38 minutos do 1º tempo, com gol do atacante Fred. Na segunda etapa de jogo, o Coelho teve inúmeras chances para empatar a partida e lutou até o fim, mas não conseguiu ao menos o empate e amargou sua primeira derrota em casa na temporada. A próxima partida do campeão de Minas no Brasileirão será fora de casa, contra a Chapecoense, na Arena Condá, domingo (22), às 16h. Antes, porém, o América decidirá a vaga para a terceira fase da Copa do Brasil contra o Bahia, na quarta-feira (18), às 21h45, em Salvador. Na primeira partida, no Independência, o jogo ficou empatado em 0 a 0. O time americano avança para a próxima fase em caso de vitória simples ou empate com gols. Novo empate sem gols leva  decisao da vaga para os pênaltis.

Vacilo

O Campeonato Brasileiro começou para o América com um adversário difícil pela frente. O Fluminense, dos atacantes Fred e Richarlison, crias das categorias de base do Coelho. A partida começou com o time carioca com mais posse de bola e ditando o ritmo do jogo, dando trabalho para a zaga americana. Mas o time adversário não criava nenhuma situação de real perigo ao gol defendido por goleiro João Ricardo, que não foi obrigado a realizar nenhuma grande defesa no início da partida.

Porém, à medida que o tempo passava, a equipe americana conseguia equilibrar as ações do jogo e a atacar mais o adversário. O Coelho aproveitava lances de contra-ataque e segurava a posse de bola, quando aos 26 minutos o meia atacante Tiago Luís recebeu na entrada da área, mas chutou para fora. Cinco minutos depois, o América chegou duas vezes com o meia Osman. Primeiro em uma cabeçada defendida pelo goleiro Diego Cavalieri e depois em uma boa finalização de fora da área que também terminou nas mãos do goleiro adversário.

Quando o jogo parecia mais favorável ao time americano, um vacilo na saída de bola fez com que o Fluminense abrisse o placar. O meia atacante Tiago Luís errou um passe no sistema defensivo do América e a bola sobrou para o atacante Osvaldo, que finalizou para uma grande defesa de João Ricardo. A bola sobrou para Richarlison, que rolou para Fred marcar o gol do Fluminense, aos 38 minutos. Após sofrer o gol, o Coelho tentou igualar o placar ainda na primeira etapa, mas não conseguiu, indo para o intervalo em desvantagem.

Desperdiçando chances

O técnico Givanildo Oliveira não esperou muito para modificar a equipe americana. O treinador colocou o atacante Borges no lugar de Tiago Luís. Nos primeiros minutos, o time americano agiu diferente, indo para cima e pressionando o Fluminense. Ditando o ritmo do jogo, o Coelho por pouco não empatou a partida aos 5 minutos com Osman, que aproveitou a sobra de um cruzamento e chutou forte com a perna esquerda, mas para fora.

Porém, a nova configuração do time americano deu mais espaços para o adversário aproveitar lances de contra-ataque e o Fluminense quase fez o segundo em finalizações de Fred e do lateral esquerdo Gustavo Scarpa. O tempo passava e o Coelho já não pressionava o adversário como nos momentos iniciais, até que aos 17 minutos Givanildo mudou novamente a equipe. Victor Rangel saiu para a entrada do atacante Sávio.

O time americano voltou a atacar com mais frequência e o jogo ficou mais movimentado. O América atacava, mas quem chegou com mais perigo foi o adversário em um rápido contra golpe aos 27 minutos. No lance, Gustavo Scarpa invadiu a área e bateu forte, mas o goleiro João Ricardo evitou o segundo gol do time carioca com uma excelente defesa.

O jogo era lá e cá, e o técnico Givanildo Oliveira foi obrigado a mudar o time pela última vez, colocando o meia Xavier no lugar de Borges, que sentiu um incômodo no adutor da coxa esquerda. A partir daí, o time americano começou a desperdiçar uma oportunidade atrás da outra. Rafael Bastos chegou duas vezes com perigo, aos 32 e 36 minutos, mas a grande chance foi com Osman, que emendou um chute de primeira dentro da área, mas a bola não foi em direção ao gol.

O Coelho seguiu pressionando até o fim, mas a bola teimava em não entrar. Desperdiçando várias chances, o América acabou estreando no Brasileirão com derrota e perdeu sua longa invencibilidade na Arena Independência.

Fonte: Site Oficial/América-MG