Vettel derrota Raikkonen e Ferrari fecha a primeira fila

Para 99 por cento da parte final da qualificação na China, parecia que Kimi Raikkonen se tornaria o polesitter mais antigo em 25 anos. Mas ele foi desfeito pelo companheiro de equipe da Ferrari, Sebastian Vettel, em uma sessão dramática em que a Mercedes foi totalmente derrotada.

 

Raikkonen, 38, que foi o último da pole em Mônaco no ano passado, perdeu por apenas 0,087s, com Valtteri Bottas, da Mercedes, a meio segundo do ritmo, enquanto os campeões mundiais se esforçavam para fazer o pneu ultrasoft funcionar.

 

Termina o estrangulamento da Mercedes na pole em Xangai, tendo levado o P1 em cada um dos últimos seis anos. Foi também o segundo bloqueio consecutivo da Ferrari na primeira linha.

 

A última vez que eles conseguiram esse feito foi em 2006 nos Estados Unidos e no Grands Prix da França, que também foram as duas últimas pole positions de Michael Schumacher.

 

Vettel e Raikkonen reforçaram a forma dominante da Ferrari na prática final, marcando o ritmo no primeiro tempo, com Vettel a 0,750s mais rápido do que o líder Mercedes de Bottas em terceiro.

 

O atual campeão mundial Hamilton, que liderou na sexta-feira, estava a pouco mais de um segundo do último, em sexto lugar, com as condições mais frias em Xangai no sábado parecendo prejudicar a Mercedes.

 

A Red Bull fez um tremendo trabalho ao mudar o motor de Daniel Ricciardo, após uma suposta falha turbo no FP3, para tirá-lo da pista com três minutos de folga na sessão. O australiano tinha apenas uma corrida e apesar de ter ficado bem no hairpin, ele fez o suficiente para chegar ao Q2, dois lugares acima da zona de drop.

 

Sergey Sirotkin não teve tanta sorte, o piloto da Williams perdendo por uma 0,049s agonizante. Pierre Gasly, por sua vez, não conseguiu repetir o heroísmo do Bahrein, a sua última volta no Q1 só foi suficiente para o 17º lugar da Toro Rosso.

 

O Lance Stroll de Williams e os Saubers de Charles Leclerc e Marcus Ericsson foram os outros pilotos a serem eliminados na fase de abertura da fase de qualificação, tendo Leclerc tido a sorte de evitar as barreiras depois de um rápido lançamento da última curva.

 

A Ferrari e a Mercedes optaram por fazer suas primeiras corridas na Q2 no pneu macio, já que consideraram suas opções estratégicas para a corrida.

 

O cavalo empinado replicou sua vantagem, com Raikkonen e Vettel estabelecendo um ritmo impressionante na borracha mais durável.

 

A Mercedes não conseguiu responder e, apesar de tanto Bottas quanto Hamilton terem sido mais rápidos em uma segunda corrida no mesmo local, eles permaneceram quatro e seis décimos, respectivamente, fora do ritmo final.

 

Hamilton e Bottas voltaram para outro par de pneus macios, enquanto a Ferrari optou pelos ultrasofts. Desta vez, a dupla da Mercedes encontrou mais performance com Hamilton e Bottas em primeiro e segundo lugares.

 

Raikkonen e Vettel estavam ambos no caminho para ir mais rápido, mas eles abortaram suas voltas, o que significa que os quatro primeiros pilotos começarão a corrida de domingo nos softs.

 

Carlos Sainz mais uma vez deixou para a Renault, rumando para o Q3 à custa do líder da Power Rankings, Kevin Magnussen, na F1, com os 10 primeiros pilotos separados por apenas um segundo.

 

Esteban Ocon, da Force India, Fernando Alonso, da McLaren, e Stoffel Vandoorne, que tentaram e não conseguiram fazer um rebocador, e Brendon Hartley, da Toro Rosso, foram os outros a perder a disputa pela pole position.

 

Raikkonen foi o primeiro a chegar ao Q3, marcando o melhor tempo em todos os três setores, à frente de Vettel, com Bottas mais uma vez a Mercedes mais veloz, embora tenha desvalorizado 0,425s, com Hamilton em uma fração de segundo.

 

Nas segundas corridas, Bottas melhorou, mas ficou em terceiro, enquanto Hamilton abortou seu colo depois de um erro no grampo deixando as Ferraris para batalhar pela pole.

 

Raikkonen derrotou os dois primeiros setores, mas Vettel estava apenas a 0,098s do final e quando o Iceman perdeu tempo no setor final, seu companheiro de equipe não errou ao roubar a pole position por apenas 0,087s e estabeleceu um novo recorde.

 

Max Verstappen foi o melhor dos restantes em quinto, à frente do companheiro de equipa da Red Bull, Ricciardo, com Nico Hulkenberg a começar em sétimo pela terceira vez esta época na Renault.

 

Sergio Perez da Force India, que foi o único piloto a fazer apenas uma volta cronometrada no Q3, Sainz e Grosjean na Haas completaram o top 10.

 

Então, a vantagem da Ferrari então. Mas eles podem converter uma primeira pole em Xangai desde 2004 em vitória? Vettel certamente estará esperando – nenhum piloto venceu as três primeiras corridas em uma temporada de campeonato e perdeu o título.

A citação chave

 

“O carro foi incrível – continuou melhorando. Na primeira volta tive alguns erros – perdi a traseira no Turno 3 e depois novamente no 6º. Então eu estava um pouco surrado, mas sabia que se conseguisse uma boa volta e um pouquinho de margem eu poderia empurrar. ”- Sebastian Vettel

As principais estatísticas
  • A Ferrari garante o segundo bloqueio consecutivo na primeira linha – o primeiro desde o USA-France 2006 (que foram as duas últimas pole positions de Michael Schumacher)
  • A pole de Vettel foi a 52ª na F1, a quarta na China e a primeira da Ferrari em Xangai desde 2004 – o evento inaugural
  • Raikkonen mantém seu recorde de partida em segundo em todas as corridas em 2018
  • Hamilton qualificou-se por Bottas para a segunda corrida consecutiva
  • Ricciardo, por sua vez, superou a qualificação de um companheiro de equipe pela primeira vez em sua carreira na China.
  • Alonso supera Vandoorne pela oitava corrida consecutiva e Leclerc supera a Ericsson pela primeira vez
  • Nico Hulkenberg deve terminar em sétimo pela sexto corrida consecutiva, com os dois Renaults alcançando o terceiro lugar para o terceiro Grande Prémio
  • Perez marca primeira participação no Q3 nesta temporada
  • Grosjean dá a Haas sua primeira aparição no Q3 na China.

Qual é o próximo?

A corrida de domingo começa às 14h10 (06h00 UTC), com previsão de tempo ensolarado e muito mais quente do que nas eliminatórias.

 

Fonte: Fórmula 1

Foto: Site Oficial/Sebastian Vettel