Seleção Brasileira derrota a Colômbia e vai brigar pela medalha de ouro

A Seleção Brasileira Feminina garantiu vaga na grande final dos Jogos Pan-Americanos 2019 ao derrotar a Colômbia na semifinal, disputada ontem (09 de agosto), por 62 a 48 (29 a 21 no primeiro tempo), atuando no Coliseo Eduardo Dibós, em Lima, no Peru.

 

Depois de um primeiro quarto irregular, a equipe dirigida pelo técnico José Neto se acertou e conseguiu a virada já segundo período, anulando as ações ofensivas colombianas – 13 a 17 (primeiro quarto) e 16 a 04 (segundo quarto). Na volta do intervalo, o Brasil seguiu na frente e depois controlou bem a tentativa de recuperação do rival para se garantir na grande final, mantendo o 100% de aproveitamento na competição – 20 a 14 (terceiro quarto) e 13 a 13 (quarto final).

 

“Foi muito importante chegar a esta decisão, já é uma conquista, mas almejamos ainda mais. A equipe vem crescendo e vamos jogar uma decisão depois de alguns anos, o que é muito bom para o processo de trabalho, além de voltar a mostrar a cara do basquete feminino brasileiro”, comentou o técnico José Neto.

 

Jogaram pela Seleção Brasileira: 03. Isabela RAMONA Lyra Macedo (02 rebotes, 02 assistências e 01 bola recuperada); 05. Raphaella MONTEIRO da Silva (02 rebotes, 02 assistências e 01 bola recuperada); 07. Patrícia Teixeira Ribeiro, a PATTY (02 pontos, 02 rebotes, 01 assistência e 02 bolas recuperadas); 08. Tainá Mayara da PAIXÃO (08 pontos, 01 rebote e 01 assistência); 09. LAYS da Silva (01 rebote, 01 assistência e 01 bola recuperada); 10. Tatiane Pacheco Nascimento, a TATI (06 pontos e 01 rebote); 11. Clarissa Cristina DOS SANTOS (18 pontos, 13 rebotes, 01 assistência e 03 bolas recuperadas – double-double); 14. Érika Cristina DE SOUZA (13 pontos, 08 rebotes e 04 assistências); 18. DÉBORA Fernandes da Costa (11 pontos, 03 rebotes, 01 assistência e 01 bola recuperada); 24. Stephanie Carmen SOARES (04 pontos, 03 rebotes, 01 bola recuperada e 01 bloqueio); e 77. Izabella Frederico SANGALLI. A jogadora Aline Cristina Cezário de MOURA, como já foi divulgado, sofreu uma lesão na partida diante do Canadá e não atuará mais nesta competição, contudo, segue com o elenco em Lima.

 

Na disputa da medalha de ouro, que acontece neste sábado (10 de agosto), às 23h (de Brasília), no mesmo local, o selecionado nacional jogará contra o vencedor da outra semifinal, que reúne Estados Unidos e Porto Rico.

 

“São duas equipes de qualidade, mas Porto Rico vem de um processo de trabalho mais longo e vem jogando junto há algum tempo, por isso acredito que está um pouco mais preparado. Mas se a equipe norte-americana conseguir superar o time porto-riquenho vai demostrar que também está apto a disputar a medalha de ouro. O mais importante é que já estamos estudando estes dois adversários e vamos estar prontos para jogar e buscar o resultado positivo, independente de quem iremos enfrentar na grande final”, comentou José Neto.

 

“Nesta final faremos aquilo que realizamos até aqui, nada será diferente. Vamos jogar forte, com intensidade e união ao longo dos 40 minutos e daremos sempre o nosso melhor em quadra. Chegamos a esta decisão através de um grande trabalho em equipe”, finalizou a pivô Clarissa dos Santos, que registou um double-double na semifinal.

 

Fonte: CBB