Ricciardo vence o grande prêmio chinês da Red Bull

Uma colisão, um safety car e uma aposta na Red Bull. Esses três ingredientes entregaram o mais emocionante Grande Prêmio da história recente. Sebastian Vettel liderou. Então Valtteri Bottas liderou. Mas foi Daniel Ricciardo quem saiu no topo quando isso importou…

 

A abertura do Grande Prêmio da China foi amplamente livre de drama, com Vettel em curso para sua terceira vitória em tantas corridas nesta temporada. Mas explodiu em vida quando o Pierre Gasly da Toro Rosso passou de herói a zero.

Ele cometeu o pecado principal de F1 ao colidir com o companheiro de equipe Brendon Hartley no hairpin na Lap 30 do 56, espalhando escombros pela pista.

O safety car entrou em ação e a Red Bull respondeu, puxando ambos Max Verstappen e Ricciardo para as boxes do terceiro e quinto, respectivamente, e equipando-os com pneus macios. Isso provaria o movimento decisivo.

Eles podem ter perdido um lugar cada, mas quando o safety car foi recolhido, a vantagem de seu ritmo sobre as Ferraris de Vettel e Kimi Raikkonen e as de Mercedes Bottas e Lewis Hamilton ficou clara.

Verstappen, à frente na estrada, foi o mais bem colocado para aproveitar ao máximo o rumo dos acontecimentos, mas ele saiu da pista ao tentar um movimento irrealista em Hamilton e, em seguida, errou quando bateu Vettel no hairpin ao tentar recuperar .

Seu companheiro de equipe Ricciardo não cometeu nenhum erro, no entanto, mostrando-lhe como foi feito. Ele lançou um de seus ataques de marca registrada de muito tempo atrás, para mergulhar no interior de Hamilton no hairpin. Ele então pegou Vettel facilmente e, em seguida, tomou a liderança de Bottas com um movimento similarmente ousado.

O australiano se desligou para garantir sua primeira vitória desde o Grande Prêmio do Azerbaijão no ano passado, com Bottas em segundo pela segunda corrida consecutiva.

Ainda era uma performance impressionante de Bottas, que compensou a falta de ataque no Bahrein, com uma jogada decisiva em Raikkonen para a liderança. Se o safety car não tivesse sido chamado, ou tivesse Bottas na mesma época que os Red Bulls, ele provavelmente teria vencido.

Raikkonen ficou em terceiro lugar – uma recompensa por uma forte fase de abertura, que na verdade resultou nele caindo para trás, e aparentemente sendo pendurado para secar pela Ferrari como eles pareciam tentar usá-lo para ajudar a trazer Vettel de volta ao jogo.

Verstappen cruzou a linha de chegada em quarto, mas isso se transformou em quinto, quando os comissários entregaram a ele uma penalidade de 10 segundos por acertar Vettel. Hamilton, que ficou de cor todo o final de semana, recuperou o quarto lugar.

Nico Hulkenberg foi um excelente sexto para a Renault, com Fernando Alonso tirando seus cotovelos e apertando Vettel, que estava lutando com seus pneus, fora da pista na seqüência de abertura para o sétimo.

 

Carlos Sainz, da Renault, e Kevin Magnussen, do Haas, completaram o top 10 em uma corrida que durará muito tempo na memória.

 

O resultado aperta o campeonato de pilotos, com Vettel diminuindo para nove pontos sobre Hamilton, 54 a 45, com Bottas apenas cinco atrás em 40 e Ricciardo – que também estabeleceu a volta mais rápida e pegou o prêmio Driver of the Day – pulando até quarto em 37.

 

Nas apostas dos construtores, a Mercedes agora tem uma vantagem de um ponto sobre a Ferrari, 85 a 84, com a Red Bull se classificando em claro terceiro lugar com 55 pontos.

 

Tudo isso significa que as coisas mal poderiam estar mais equilibradas enquanto nos dirigimos para o Azerbaijão em duas semanas …

 

A citação chave

 

“Eu não sei o que é, eu não pareço ganhar corridas chatas, elas são muito divertidas. Isso foi inesperado. 24 horas atrás e eu pensei que talvez estivéssemos começando na parte de trás da grade. Obrigado aos meninos ontem. Agradeci depois da qualificação, mas hoje é a verdadeira recompensa por esse trabalho. ”- Daniel Ricciardo

As estatísticas que importam

 

  • A vitória de Ricciardo foi a sua sexta na F1 – todos os seis foram marcados de fora dos três primeiros. A partir do P6, ele iguala Michael Schumacher para o menor grid de vitórias em Xangai.
  • É a primeira vez em sua carreira que Ricciardo vence e marca a volta mais rápida na mesma corrida.
  • A Red Bull não venceu na China desde que conquistou a primeira vitória em 2009
  • É a primeira vez na atual era do híbrido turbo que a Mercedes conseguiu três corridas sem vencer. As Silver Arrows venceram apenas uma das últimas seis corridas
  • Em seu 100º início de F1, Bottas marcou seu primeiro pódio na China
  • P8 foi o pior resultado de Vettel na China desde 2008, quando foi nono pela Toro Rosso
  • Lewis Hamilton quebrou o recorde absoluto de pontos consecutivos, com seu 28o.
  • Brendon Hartley não conseguiu chegar à bandeira, mas conseguiu chegar longe o suficiente para ser classificado, fazendo com que a corrida fosse apenas a oitava da história a passar sem uma aposentadoria classificatória (e o segundo Grande Prêmio da China, depois de 2016)
 Fonte: F1