CBF e CBDI fecham acordo para levar Seleção de Futsal Down à Turquia

A CBF fechou uma parceria com a Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) com o objetivo de garantir que a Seleção Brasileira de Futsal Down dispute o Campeonato Mundial da modalidade. Atual campeã do torneio, a equipe estava sem recursos para disputar a competição na Turquia e terá auxílio da CBF para arcar com custos da competição.

 

Esta iniciativa surgiu a partir de um pedido do Senador da República Romário, do Rio de Janeiro. O tetracampeão mundial esteve na Casa do Futebol Brasileiro na última semana para solicitar apoio ao projeto da Seleção de Futsal Down. O presidente da CBF, Rogério Caboclo, ficou sensibilizado e prontificou-se a atender ao pedido por meio da CBF Social, garantindo que o Brasil defenda o título da modalidade no próximo mês.

 

– O Senador Romário esteve aqui na semana passada e nos apresentou o projeto da Seleção de Futsal Down. É uma Seleção que já foi campeã, tem este prestígio internacional alcançado e o presidente Rogério Caboclo solicitou que a CBF Social os auxilie nessa demanda. Já fizemos todo o acerto interno e a Seleção de Futsal Down estará na Turquia defendendo o título no mês de março e, se Deus quiser, sagrando-se campeã – destacou Walter Feldman, secretário-geral da CBF.

 

O técnico da Seleção Brasileira de Futsal Down, Cleiton Monteiro, esteve na sede da CBF, no Rio de Janeiro (RJ), nesta segunda-feira (3) e conversou com Feldman. O treinador foi um dos idealizadores de um financiamento coletivo através da internet, que arrecadou pouco mais de 60 mil reais, insuficientes para garantir a ida à Turquia. Agora, com apoio da CBF, a participação do Brasil no torneio está garantida.

 

O técnico da Seleção Brasileira de Futsal Down, Cleiton Monteiro, esteve na sede da CBF nesta segundaO técnico da Seleção Brasileira de Futsal Down, Cleiton Monteiro, esteve na sede da CBF nesta segunda

Créditos: Thais Magalhães / CBF

 

– Só tenho a agradecer ao presidente Rogério Caboclo por ter atendido o pedido e por acreditar na nossa causa. Somos os atuais campeões mundiais e estamos muito felizes. É um momento histórico para a Confederação e para o futsal down estar aqui fechando esta parceria para poder participar do Mundial – declarou Cleiton Monteiro.

 

O Campeonato Mundial tem início marcado para o dia 31 de março e faz parte do Trisome Games, os Jogos Olímpicos para atletas com síndrome de down. No ano passado foi disputada a segunda edição do torneio, realizada no Brasil, na cidade de Ribeirão Preto (SP). Com uma campanha invicta e vitória sobre a Argentina na decisão, a Seleção Brasileira conquistou o primeiro título da modalidade.

 

Fonte: CBF