Brasil estreia no Cazaquistão

ZeroUmInforma/Esportes – Uma vitória e uma derrota. Esse foi o saldo do Brasil no primeiro dia de disputa do grupo “D” do Campeonato Mundial 3×3 Sub-18 Masculino, que está sendo disputado em Astana, no Cazaquistão. A Seleção Brasileira formada por Fabrício Veríssimo (RJ), Felipe Franklin Santos (SP), Luiz Felipe de Paulo Silva (SP) e Marcelo Pires Duro (RS) foi superada na estreia pela Hungria por 13 a 7, mas depois venceu as Filipinas por 20 a 14.

“Nosso maior adversário no primeiro jogo foi a ansiedade e querendo fazer tudo sem controle. E isso acabou atrapalhando todos os fundamentos. Já na segunda partida, com um pouco mais de calma, as jogada fluíram melhor, mas mesmo assim ainda precisamos de um pouco mais de tranquilidade e fazer a leitura do jogo. Trabalhar a bola e buscar o melhor momento para o arremesso. Temos que saber jogar com o adversário”, explicou Fabrício, que marcou 17 pontos contra Hungria e Filipinas.

A equipe nacional volta à quadra no próximo sábado para enfrentar a Espanha, 20ª do ranking (9h10 de Brasília) e a Nova Zelândia, 12ª (10h40). Apenas os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para as quartas de final.

“Agora teremos dois adversários muito difíceis, mas já assistimos aas partidas deles. Os neozelandeses estão mais próximos de favorecer o nosso jogo, mas têm uma boa estatura. Os espanhóis têm os fundamentos muito bem apurados. Trabalham bem debaixo do aro, possuem um bom arremesso e mostraram uma boa defesa apesar da derrota por 21 a 17 para a Nova Zelândia. Temos condições de ganhar os dois confrontos”, completou Fabrício.

O grupo “A” é formado por Bélgica, Egito, Eslovênia, Holanda e Uruguai. No “B” ficaram Andorra, Argentina, China, Geórgia e Turquia. E o “C” é composto por Catar, Cazaquistão, Indonésia, Itália e Romênia.

Segundo o Departamento Técnico da CBB, a Seleção Brasileira foi convocada de acordo com os critérios da Federação Internacional de Basketball (FIBA), com os quatro atletas convocados tendo disputado no mínimo duas competições válidas para o ranking mundial nos últimos doze meses.

De acordo com o regulamento, participam do Campeonato Mundial Sub-18 os países classificados até o 20º lugar no ranking da FIBA. Por esse motivo, a Seleção Brasileira Feminina não irá participar da competição.

Fonte: CBB