Palmeiras empata com América-MG na reestreia de Felipão

No jogo que marcou a estreia de Felipão em sua terceira passagem pelo clube, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro – diante do América-MG, neste domingo (05), no estádio Independência, em Belo Horizonte (MG) –, o Verdão empatou pelo placar de 0 a 0, somando importante ponto fora de casa. Com o resultado, o Verdão segue como o 6ª colocado da tabela, agora com 27 pontos.

 

Mesmo com o gol não tendo saído, alguns jogadores – individualmente – tiveram marcas importantes alcançadas com a camisa do Verdão que merecem ser destacadas: Thiago Santos, por exemplo, completou 125 jogos pelo Alviverde, enquanto Moisés, Thiago Martins e Lucas Lima chegaram, respectivamente, a 90, 65 e a 40 partidas.

 

A emblemática marca de 90 partidas alcançada hoje por Moisés com o manto palestrino não foi o único motivo de alegria por parte do jogador: ele também teve o privilégio de ter sido o capitão no duelo – algo que acontece pela quarta vez no ano. Além do camisa 10, outros jogadores já iniciaram partidas vestindo a faixa de capitão nesta temporada. São eles: Victor Luis, Willian, Edu Dracena, Marcos Rocha, Fernando Prass e Felipe Melo (ambos por duas vezes), além de Bruno Henrique, por oito vezes, e Dudu, em 27 ocasiões.

 

Enquanto isso, alguns atletas, mesmo de fora da partida deste domingo (05), mantiveram seus postos em determinados quesitos na temporada. Dudu, por exemplo, segue como o líder do elenco esmeraldino em minutos disputados: são, ao todo, 3387 minutos disputados entre partidas de Paulista, Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil e amistosos, já considerando eventuais períodos de acréscimo concedidos pela arbitragem.

 

Já o atacante Willian Bigode segue como artilheiro do time no Brasileirão, com sete gols, e como líder do posto de jogadores palmeirenses com mais partidas em 2018: são 43 no total. Vale lembrar que o atleta ficou de fora da partida de hoje após ter sentido dores no jogo contra o Bahia, na última quinta-feira (02), pela Copa do Brasil – tendo sido, inclusive, substituído no início do segundo tempo. Agora, o camisa 29 está fazendo tratamento e deve voltar na próxima quinta-feira (09), contra o Cerro Porteño-PAR, pela Libertadores.

 

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Felipão estreou em sua terceira passagem pelo clube; hoje soma, ao todo 409 jogos

Felipão estreou em sua terceira passagem pelo clube; hoje soma, ao todo 409 jogos

Autor de um golaço no jogo anterior do Palmeiras pelo Brasileiro (contra o Paraná Clube, no último domingo, dia 29), o dono da camisa 20 foi titular neste domingo (05), contra o América-MG, e segue como líder do time em assistências para gols na temporada: ele deixou seus companheiros cara a cara com o goleiro para marcar nada menos do que nove vezes – em seguida, vem Willian, isolado, com oito passes a gol.

 

Artilheiro do time no ano de 2018, com 15 gols, Borja voltou a atuar pela primeira vez desde 19/05, vitória por 3 a 0 sobre o Bahia pela 6ª rodada do Nacional (o atacante deixou sua marca nesse dia). Após isso, o jogador foi defender a Seleção Colombiana na Copa do Mundo da Rússia, e a volta do camisa 9 ao time só não se consumou antes devido ao fato de o atleta ter se lesionado – desde então, Borja vinha fazendo trabalhos de fortalecimento no Núcleo de Saúde e Performance palestrino.

 

O Palmeiras volta a campo na quinta-feira (09), no estádio General Pablo Rojas, em Assunção (Paraguai), às 21h45 de Brasília, para enfrentar o Cerro Porteño-PAR pelo jogo de ida das oitavas de fnal da Conmebol Libertadores. Já pelo Brasileiro, o próximo compromisso do Alviverde será diante do Vasco, no Allianz Parque, no próximo domingo (16), às 19h.

 

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Moisés entrou em campo como capitão do time pela 4ª vez na temporada

Moisés entrou em campo como capitão do time pela 4ª vez na temporada

 

 

O jogo

 

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Com nove assistências, Lucas Lima segue como garçom do time em 2018

Com nove assistências, Lucas Lima segue como garçom do time em 2018

 

 

O primeiro tempo ficou marcado por chances criadas pelas duas equipes. O Verdão foi a campo com algumas novidades em relação à partida anterior, como Mayke na lateral direita, Victor Luis na lateral esquerda, Thiago Santos como volante, Hyoran e Jean no meio de campo, além da dupla de zaga formada por Luan e Thiago Martins.

 

O momento em que o Alviverde esteve mais perto de marcar na primeira etapa foi aos 25 minutos, quando Jean partiu para a cobrança de pênalti sofrido por Moisés. No entanto, a cobrança do meio-campista palmeirense parou no goleiro João Ricardo.

 

Já o segundo tempo teve uma movimentação por parte do Alviverde mais agitada em relação aos 45 minutos iniciais. O técnico Felipão, inclusive, se mostrou mais agitado na etapa derradeira e a todo tempo instruía seus atletas.

 

Aos 13 minutos do segundo tempo, pela primeira vez, o treinador palmeirense resolveu mexer no time, colocando Bruno Henrique no lugar de Moisés, visando renovar o fôlego no meio de campo palestrino.

 

A segunda alteração de Felipão veio aos 22 minutos, colocando Deyverson no lugar de Borja. Ambos os atletas atuaram na função de centroavante nesta partida diante do América-MG. A última substituição trouxe Scarpa no lugar de Hyoran, aos 45 minutos.

 

Com chances para os dois lados, assim como havia sido no primeiro tempo, nenhuma das equipes conseguiu de fato abrir a contagem. O momento que mais levou perigo ao Verdão foi uma bola na trave de Ruy, aos 10 minutos de bola rolando. E o Verdão, por sua vez, respondeu com Lucas Lima, Hyoran e Gustavo Scarpa – já na reta final do prélio. Porém, a partida terminou mesmo com empate pelo placar de 0 a 0.

 

 

Fonte: Site Oficial/Palmeiras