Na briga particular com Vettel, Hamilton leva a melhor e conquista pole na China

ZeroUmInforma/Esportes – Lewis Hamilton conquistou a sexta posição consecutiva no sábado, com todas as paradas para chegar à fase de qualificação para o Grande Prémio de Fórmula 1 Heineken de 2017, depois que a Ferrari liderou as duas primeiras fases da sessão. Foi outra luta estreita entre Mercedes e a Scuderia, com Sebastian Vettel dividindo os carros prateados, apenas um décimo de Hamilton e apenas um milésimo de segundo à frente de Valtteri Bottas em terceiro lugar.

RESULTADOS DE QUALIFICAÇÃO:

POS. MOTORISTA EQUIPE TEMPO
1 LEWIS HAMILTON MERCEDES 1: 31,678
2 SEBASTIAN VETTEL FERRARI 1: 31,864
3 VALTTERI BOTTAS MERCEDES 1: 31,865
4 KIMI RÄIKKÖNEN FERRARI 1: 32.140
5 DANIEL RICCIARDO RED BULL RACING 1: 33,033
6 FELIPE MASSA WILLIAMS 1: 33.507
7 NICO HULKENBERG RENAULT 1: 33.580
8 SERGIO PEREZ FORCE INDIA 1: 33,706
9 DANIIL KVYAT TORO ROSSO 1: 33.719
10 LANCE STROLL WILLIAMS 1: 34,220

Na outra extremidade da grelha, Max Max Verstappen da Red Bull vai começar a partir da linha de trás.

Vettel novamente marcou a autoridade da Ferrari no primeiro dia, levando o primeiro lugar de Hamilton com 1m 33.333s com 1m 33.078s, enquanto Raikkonen ficou em terceiro com 1m 33.341s de Bottas em 1m 33.684s. Curiosamente, onde todos os outros optaram por pneus supersoft, os pilotos da Ferrari usaram softs … Também impressionante foram Stroll, que bateu o seu quinto Williams mais rápido em 1m 33.986s, e Alonso que foi 10o para a McLaren em 1m 34.499s.

O homem mais infeliz parecia ser Romain Grosjean. Ele estava completando uma segunda volta depois de gravar 1m 48.622s quando ele girou seu Haas saindo do último canto, Turn 16. Ele arruinou seus pneus e sofreu uma punção, como resultado, mas foi a sorte de coxear casa e melhorar a 1m 35.223s para Tomar 17 slot atrás Stoffel Vandoorne em 1m 35.023s para a McLaren.

No entanto, Pascal Wehrlein stand-in Antonio Giovinazzi também borrou seu caderno lá quando ele girou e danificou fortemente seu Sauber contra a parede. Mas ele estava na P15 na época, e sua indiscreção impediu qualquer um atrás de bater nele. Assim, o realmente azarado foi Verstappen que estava lutando com um problema de software do motor e só podia fazer 1m 35.433s em seu RB12, o que o deixou 19o atrás de um Jolyon Palmer em 1m 35.279s em sua Renault, e à frente de um igualmente infeliz Esteban Ocon em 1m 35.496s em sua Force India.

Houve um atraso de 10 minutos como paredes foram reparadas. E foi anunciado que tanto Grosjean como Palmer estavam sendo investigados por ignorarem as bandeiras amarelas.

Vettel voltou a ser mais rápido no segundo trimestre, com 1m 32.391s, mas Hamilton ficou perto com 1m 32.406s à frente de Bottas em 1m 32.552s e Raikkonen em 1m 32.602s. Mas com os setores divididos como BOT, HAM, VET, ninguém poderia dizer que conseguiu uma volta óptima ainda. Enquanto Mercedes ficava na garagem, os Ferrari corriam de novo; Vettel não melhorou, mas Raikkonen foi o mais rápido com 1m 32.181s.

Desta vez, os falhantes foram Carlos Sainz em 1m 34.150s em seu Toro Rosso, Kevin Magnussen em 1m 34.164s em seu Haas, Alonso em 1m 34.372s e Marcus Ericsson em 1m 35.046s em seu Sauber, graças a saltos de última hora de Hulkenberg E Perez para Renault e Force India, respectivamente.

Assim Q3 forma como um humdinger. Poderia Mercedes recuperar a sua vantagem habitual, ou o Cavalo Prancing continuar a dominar?

Nas primeiras corridas Hamilton aced com 1m 31.902s apesar de uma grande queda no segundo setor, com Vettel próxima em 1m 32.086s de Bottas em 1m 32.265s e Raikkonen caindo com 1m 32.616s reclamando de má aderência traseira e perguntando se Suas configurações anteriores tinham sido alteradas.

Hamilton poderia esperar um 63?

Sim, foi a resposta, como uma volta mais tidier rendeu 1m 31.678s. Vettel reduziu para 1m 31.864s, arrebatando o segundo lugar de Bottas. Raikkonen ainda lutava, entretanto, e teve de se contentar com o quarto com 1m 32.140s.

Ricciardo fez o seu grande trabalho habitual para colocar Red Bull quinto em 1m 33.033s como Massa empurrou seu Williams em sexto em 1m 33.507s à frente de Hulkenberg em 1m 33.580s, Perez em 1m 33.706s, Kvyat em 1m 33.719s e Stroll em um decente 1m 34,220s.

Assim, a grade provisória se alinhará como: Hamilton, Vettel; Bottas, Raikkonen; Ricciardo, Massa; Hulkenberg, Perez; Kvyat, Stroll; Sainz; Magnussen, Alonso; Ericsson, Giovinazzi, Vandoorne; Grosjean, Palmer; Verstappen, Ocon.

Fonte: f1.com